Sua rede municipal de internet é boa? 5 dicas de como saber!

Existem algumas técnicas e dicas para definir se a sua rede municipal de internet é boa e responde às suas necessidades. Veja, neste artigo, quais são essas dicas e como aplicá-las.

 

 

Faça um teste de velocidade.

Antes de qualquer coisa será essencial que você faça um teste de velocidade na sua rede municipal de internet. Porém, é importante frisar que existem duas velocidades a serem testadas, portanto são as duas principais dicas contidas no artigo.

  • Velocidade real: Lembre-se, ao analisar a velocidade da sua rede municipal de internet, de que as operadoras, geralmente, fornecem informações exageradas sobre o que fornecem. Por isso, analisar é sempre essencial.

 

Além disso, esteja atento(a) às pegadinhas pregadas. Por exemplo, ao ver um anuncio onde se fornece 10 Mega, questione se isso se refere à megabits ou megabytes. Veja bem, oito bits equivalem a apena um byte.

 

Para entender melhor, essa informação e característica do bit e bayte se refere à velocidade de transferência de arquivos entre o seu computador e a internet. Assim, quanto mais melhor para a sua rede municipal.

 

Avalie a velocidade alternada.

Além da velocidade real, você deverá avaliar, também, a velocidade alternada da sua rede municipal. Existe nas operadoras um processo de internet alternada que funciona de forma que a velocidade disponibilizada varia dependendo de horários em específico.

Assim, é essencial estar atento(a) na hora da contratação de rede para não cair em planos dessa forma (que podem prejudicar em alguns casos) e são planos tão populares que muitas pessoas ao menos sabem dessa realidade.

 

Identifique se existem motivos para sua internet estar lenta ou não e leve em consideração se sua internet é sem fio.

Uma forma muito prática de identificar se a sua rede municipal de internet está lenta ou funcionando de acordo com a velocidade informada é através do download abaixo do esperado.

Além disso, é importante que você saiba que existem diversos motivos para a sua internet ficar mais lenta, e, por isso, você não pode achar que sua internet é lenta mesmo se as seguintes situações ocorrerem.

1.    Ser usuários de redes de programas como, por exemplo: eMule, LimeWire, Ares.

2.    Fazer muitos downloads em programas como o Bitcomet.

3.    Usar aplicativos ou programas muito pesados, etc.

Tudo isso definitivamente fará com que a sua rede municipal de internet responda de maneira mais lenta. Isso se deve ao fato de que esses programas enviam e recebem dados ao mesmo momento, e isso redes muito da internet, o que a força ficar mais lenta.

 

Ø  Com fio > sem fio.

Além de tudo isso, leve em consideração o fato de que a rede municipal, geralmente, é fornecida sem fio.  Esse tipo de rede consegue ser menos eficiente do que a rede com fio, em quesito de distribuição de dados. Por isso, esteja atento se esse é o seu caso.

 

Avalie a força do sinal através do celular.

Uma dica mito interessante para você conseguir definir a velocidade da sua rede municipal de internet é fazer uso de um aplicativo capaz de medir por meios gráficos e informativos a força de um sinal de rede.

Você pode conseguir fazer isso facilmente através de um celular com sistema Android, já que o aplicativo em questão não é fornecido para Windows ou IOS. O nome do aplicativo que você usará é Wifi Analyzer.

Além dos benefícios que já foram informados, ele fornece informações sobre todas as redes sem fio na região e que você está, isso ajudará na sua pesquisa para saber se a sua rede municipal de internet é boa.